Blog da JDG
Notícias, dicas e tendências sobre o mercado imobiliário
Uma das principais dúvidas dos donos de pet quando decidem mudar para um apartamento é se é possível criar animais nesse espaço. E a resposta é que você pode sim ter um companheiro de quatro patas dentro do apê, seja ele gato ou cachorro.
Mas para isso, é claro que você precisa ter alguns cuidados especiais, dentre eles: ter brinquedos disponíveis, água e alimento frescos, caixinha de areia (para gatos), passear diariamente com os cães, entre outros.
Outro cuidado para quem tem cães e gatos é com as plantas. Algumas espécies podem ser bastantes tóxicas para os animais, então é preciso ter cuidado. Porém, sabemos que as plantas são itens indispensáveis na decoração, pois trazem leveza para o ambiente, sensação de bem-estar, purificam o ar e proporcionam diversos outros benefícios.
Mas não se preocupe, é totalmente possível ter animais e plantas no mesmo ambiente, você só precisa ter conhecimento sobre qual espécie escolher. Algumas são pet friendly, ou seja, não causam nenhum mal para os cães e gatos e é dessas espécies que vamos falar hoje.
-
Peperômia pendente
Essa planta, além de não ser tóxica para os animais, é excelente para se ter em um apartamento. O motivo disso é que ela é fácil de cuidar. A recomendação é que você coloque perto de uma janela, pois ela gosta de claridade e sol fraco. Ela não tem necessidade de ser molhada diariamente, precisa de pouca água. Tudo isso porque as folhas e caule armazenam água. Você pode espaçar as regas de 7 a 10 dias.
-
Asplênio
Outra planta amiga dos animais que não causa nenhum tipo de perigo é o asplênio. A espécie também gosta de claridade e sol fraco, porém ela também gosta de umidade. Além de deixar o ambiente muito charmoso, por ser uma planta belíssima, ela tem o poder de melhorar a qualidade do ar, pois ela absorve o gás carbônico (CO2) e emite oxigênio (O2) para o ambiente. Incrível, né? Durante as estações mais frias, você pode regar semanalmente. Já no verão, a rega pode aumentar para de duas a três vezes por semana.
-
Samambaia americana
Outra espécie perfeita para o seu apê, que não vai apresentar perigo aos seus pets e vai deixar o ambiente lindo, é a samambaia americana. A planta é ideal para se ter dentro de casa, pois ela não gosta de vento. Porém, a recomendação é que você deixe-a em um ambiente bem iluminado, pois ela gosta de claridade e sol fraco. Para cuidar, basta regar semanalmente durante estações frias e três vezes por semana em dias mais quentes.
-
Maranta Pavão
Outra planta que combina muito bem em um ambiente com pets é a Maranta Pavão. Uma planta bonita, com folhagens largas e que não afetam os animais. Assim como algumas espécies já citadas, ela gosta de claridade e sol fraco. Por gostar de umidade, ela deve ser regada semanalmente em dias frios e duas vezes na semana em dias e estações mais quentes. São perfeitas para ficar dentro de casa, pois não se dão bem com vento. Ele pode, inclusive, queimar suas folhas.
-
Chifre de veado
Uma planta que tem a folhagem bastante diferente e muito bonita. Essa também é uma excelente opção para quem não quer abrir mão dos pets e nem do charme que as plantas podem proporcionar no ambiente. Ela se dá bem com -meia-sombra e muita claridade. A dica de rega é que você faça isso entre uma e duas vezes na semana. É importante usar um borrifador para jogar água em suas folhas, pois elas conseguem armazenar a água.
Animais intoxicados por plantas
A primeira coisa a se fazer é a prevenção. Ou seja, algumas escolhas que fazemos fazem com que a gente precise abrir mão de algumas coisas. Se você optou por ter um cão ou gato, o ideal é que não tenha em casa plantas tóxicas.
Caso aconteça a intoxicação durante um passeio com o seu cão, por exemplo, tente pegar a folha daquela planta que ele mordeu e leve-o imediatamente ao veterinário. Assim, o diagnóstico e tratamento ficam mais fáceis.
Agora, com essas dicas de plantas belíssimas e pet friendly que trouxemos para você, temos certeza de que você conseguirá unir muito bem essas duas paixões. Aproveite e compartilhe esse post com os seus amigos e familiares que também têm pets e gostam de plantas.