Blog da JDG
Notícias, dicas e tendências sobre o mercado imobiliário
Adquirir o primeiro apartamento ou um imóvel novo é um processo de muita realização e alegria. Você começa um novo capítulo da sua vida naquele novo espaço. Cada detalhe se torna extremamente importante para ficar tudo do jeito que você sempre sonhou.
Após a compra do imóvel, uma das etapas que mais requer planejamento, pesquisas e traz ansiedade é a dos móveis planejados. É preciso pensar com cuidado, pois se trata de um investimento alto. Por isso, na hora da escolha é necessário ficar atento a alguns fatores, como: necessidades de quem vai usar, gosto pessoal, orçamento, entre outros.
Além do alto investimento, eles são feitos para durar por muitos anos. Você deve tomar muito cuidado com a escolha, para não investir em algo que você vai enjoar logo, e/ou que não te atende no dia a dia.
Como não errar na hora de comprar
Alguns cuidados que você tomar podem tornar esse processo muito mais fácil e evitar erros que podem “te causar dor de cabeça” durante muitos anos. Para te ajudar, vamos trazer algumas dicas rápidas para esse momento. Confira!
- Contrate um arquiteto. Ele irá analisar o seu gosto pessoal, necessidade de uso, otimização do ambiente e outros fatores para que você possa ter o melhor resultado possível.
- Escolha uma marcenaria de confiança. Mesmo que você invista um pouco mais, isso evitará alguns possíveis problemas, como: atrasos, falta de qualidade no serviço, no material, entre outros.
- Pesquise inspirações: uma maneira assertiva de ter uma ideia mais clara do que você gosta e quer, é buscar referências. Sites como o br.pinterest.com são excelentes para esse tipo de pesquisa. Por lá, você pode ter uma boa ideia de modelo, estilo, cores, etc. Você pode separar algumas referências e mostrar para o seu arquiteto. A partir delas, ele irá criar um projeto exclusivo para você.
- Priorize a funcionalidade. Às vezes, você não vai conseguir fazer tudo que quer, seja por conta do orçamento, tamanho do ambiente, funções dos móveis, etc. Quando tiver que tomar alguma decisão parecida, a dica é que você sempre dê prioridade à funcionalidade. Dependendo da escolha, pode fazer toda diferença no seu dia a dia.
- Tenha cuidado com as cores e texturas. Por mais que você goste de uma cor e ela fique linda no móvel que você quer, você tem que pensar se não irá enjoar daquela cor daqui a algum tempo. Não estamos dizendo para você colocar apenas cores neutras e não ousar. Apenas, pense com cuidado e busque equilíbrio.
Principais acabamentos dos móveis planejados
O momento de escolha do seu móvel planejado pode causar muitas indecisões. Afinal, você pode ter uma variedade muito grande de modelos, cores e materiais de acabamento.
Algumas escolhas podem fazer toda a diferença no resultado, mas também podem encarecer o projeto. Por isso, você deve ter uma ideia definida de quanto quer e pode investir e o que vale a pena ou não fazer.
Vamos conferir os principais tipos de acabamentos?
- Laca
Uma opção que pode trazer muito charme para o móvel e deixar muito mais sofisticado. Esse tipo de acabamento pode ser aplicado na opção fosca ou brilhante. Além disso, existem diversas cores e tonalidades para você escolher. Costuma fazer muito sucesso nos modelos de cozinhas escandinavas, por exemplo. - Vidro
Um detalhe que pode fazer toda a diferença e deixar o resultado muito mais interessante. Geralmente muito utilizado em portas e superfícies. É um acabamento que, inclusive, pode combinar com outros itens e móveis próximos a ele no ambiente. Proporciona mais luminosidade e leveza para o ambiente. - Acrilato
O seu resultado é um pouco semelhante ao vidro. No mercado, você pode encontrá-lo em diversas tonalidades, deixando o seu projeto ainda mais personalizado.
Vantagens dos móveis planejados
Agora que você já sabe o passo a passo para acertar na escolha dos móveis planejados, vamos falar sobre algumas vantagens do investimento. Isso pode te ajudar a decidir, caso esteja com dúvidas se deve ou não fazer.
- Valoriza o seu imóvel;
- Deixa o espaço mais organizado;
- Permite um melhor aproveitamento do espaço;
- É resistente e dura por muitos anos;
- É personalizado conforme as suas preferências e necessidades;
- Deixa o ambiente muito mais bonito, interessante e moderno.
Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a clarear a mente a respeito dos móveis planejados. São vários detalhes em que você deve ficar atento para conseguir o melhor resultado possível para você.