Blog da JDG
Notícias, dicas e tendências sobre o mercado imobiliário
Uma das principais coisas que se passam pela cabeça da maioria das pessoas que estão pensando em adquirir um imóvel é o financiamento imobiliário. Isso acontece porque é uma excelente alternativa para quem não pode comprar o imóvel à vista, como é a maioria dos casos.
O ideal é que antes de contratar qualquer tipo de crédito, você conheça melhor sobre essa escolha, afinal, existem diversas formas de financiamento imobiliário. Vamos falar um pouco sobre?
O que é financiamento imobiliário e como funciona
O financiamento imobiliário é uma linha de crédito disponibilizada pelo banco para você comprar um imóvel. O banco paga o valor do imóvel ao proprietário e você paga o empréstimo ao banco.
Geralmente, você dá uma entrada e paga o restante em parcelas com juros. Existem algumas exigências para você poder contratá-lo. As principais são: ser maior de 18 anos, ter maneiras de comprovação de renda e não ter restrições ao crédito junto aos órgãos de proteção.
Para realizar o seu financiamento, o primeiro passo é procurar o banco ou instituição e fazer a solicitação. Com isso, você irá passar por uma análise de crédito e aprovação do cadastro.
Após você comprovar as informações básicas e o valor do imóvel desejado, a instituição irá te informar o valor disponibilizado para o financiamento.
Documentos necessários para a solicitação
Esses são os documentos básicos. Cada instituição tem uma política interna diferente e alguns documentos extras podem ser solicitados. Agora, confira:
- Documento de Identidade;
- CPF;
- Contracheque ou outro comprovante de renda;
- Certidão de casamento.
Consigo financiar 100% do valor?
Geralmente, não. Como já dissemos, o financiamento imobiliário é um tipo de crédito que você negocia com o banco, como um empréstimo. Normalmente, não é possível financiar todo o valor. Você precisa dar uma entrada e financiar o resto.
Porém, com o programa do Governo Federal, Casa Verde e Amarela, pode ser possível sim. Esse é o programa de financiamento feito pelos imóveis da JDG Construtora.
O Casa Verde e Amarela é um programa que permite a realização do sonho da casa própria a famílias de baixa renda. Em uma determinada faixa, o banco quita 90% do valor do imóvel e financia os outros 10%, resultando em 100% do valor do imóvel.
É possível usar o FGTS no pagamento?
Sim, é possível fazer o uso do seu FGTS. Você pode usá-lo para comprar o imóvel, pagar prestações, amortizar ou liquidar o saldo devedor de um financiamento em andamento.
E a amortização. O que é?
A amortização é quando, além das parcelas, você vai pagando outros valores para abater a dívida. A vantagem é que você está pagando esse valor em cima do valor bruto do imóvel, sem os juros. Ou seja, quanto mais você consegue pagar a amortização, menos juros você irá pagar no valor total do imóvel e mais rápido conseguirá quitá-lo.
E aí, conseguiu tirar um pouco das suas dúvidas a respeito do financiamento imobiliário?
Se você está pensando em adquirir um apê moderno, com estrutura completa e em uma excelente localização, confira aqui em nosso site mais detalhes sobre o novo empreendimento da JDG Construtora, o Moderní Tatuapé.