Blog da JDG
Notícias, dicas e tendências sobre o mercado imobiliário
Hoje vamos falar sobre o estilo industrial que vem conquistando cada vez mais corações no mundo da arquitetura. Mas qual será o motivo de tanto sucesso? Venha descobrir agora!
Se você está pensando em decorar a sua casa, mas ainda está em dúvida sobre o estilo, esse artigo é pra você!
Assim, fica mais fácil você conhecer e descobrir com qual estilo de decoração se identifica mais.
Custo x benefício
Um dos principais diferenciais da decoração industrial é o seu custo-benefício. Ou seja, além de ser moderna, charmosa e muito bonita, é simples e tem um preço excelente. O estilo rústico faz com que essa decoração não exija tantos acabamentos e nem materiais caros e sofisticados, afinal a ideia é trazer esse ar mais simplista. Porém, não tem nenhuma relação com algo desleixado. Tudo deve ornar bem para trazer harmonia e beleza ao ambiente.
Características da decoração industrial
-
Cimento queimado e tijolinhos
A ideia desse estilo de decoração é entregar uma aparência mais rústica. Sendo assim, o cimento queimado é uma das principais escolhas para esse tipo de decoração. Ele pode ser utilizado tanto nas paredes quanto no piso. Além disso, outra marca do estilo industrial são os tijolinhos nas paredes. Além de proporcionar a sensação desejada, eles costumam deixar o ambiente muito mais aconchegante e confortável.
-
Iluminação, portas e janelas
Geralmente usa-se iluminação suspensa com trilhos que podem direcionar a luz para o local desejado. Além disso, as luminárias de chão também compõem bem esse tipo de decoração. Em ambientes que buscam mais aconchego como a sala de estar e o quarto, as lâmpadas quentes, amareladas, deixaram o ambiente muito mais charmoso e aconchegante.
Já as janelas e as portas costumam ser amplas para trazer iluminação natural e também uma boa ventilação. Essa é uma característica de galpões e fábricas, que é de onde surgiu a inspiração desse estilo de decoração. Para o material, dê preferência a esquadrias de ferro ou aço, com vãos de vidro.
-
Ambientes integrados
Outra característica que tem forte presença é a integração de ambientes. Afinal, a ideia da decoração industrial é proporcionar sensação de amplitude, minimalismo e características de espaços onde funcionam indústrias. O objetivo é deixar os espaços de convivência mais sociáveis e estreitar as relações entre as pessoas na casa. Com a integração de ambientes, é possível ter uma interação mesmo estando em cômodos distintos.
-
Cores
As cores certas são outro ponto que não pode faltar se você pretende dar um ar industrial para a sua decoração. Portanto, priorize as cores sobras e neutras na hora de compor a base do ambiente, exemplo: branco, cinza e preto. Você pode usar cores mais vibrantes, porém em pontos específicos, sem muito destaque.
-
Móveis e eletrodomésticos
Agora, é hora de falar da mobília. Ela, com certeza, é um dos pontos principais se você quer introduzir o estilo com sucesso. Dê preferência a móveis feitos de aço, madeira maciça ou ferro. Você também pode compor os ambientes com móveis antigos. Os ferros e aços devem estar de preferência na cor preta.
Quanto aos eletrodomésticos, escolha sempre as opções em aço inox, especialmente se vão ficar expostos para compor a decoração. São detalhes que farão toda a diferença no resultado. Além disso, para deixar o ambiente mais leve e charmoso, decore com plantas.
Vantagens da decoração industrial
- É uma decoração barata
- Passa um ar de informalidade
- Proporciona conforto
- É uma tendência de decoração que está em alta
- Deixa a casa muito mais espaçosa
Deu para perceber que a decoração industrial tem muitos pontos fortes, não é mesmo? Se você gostou da ideia, faça uma pesquisa para se inspirar. Em sites como o pinterest.com, têm muitas ideias incríveis que, com certeza, vão fazer você se apaixonar. Assim, ficará mais fácil ainda na hora de decidir como você quer que fique cada cantinho da sua casa.