Blog da JDG
Notícias, dicas e tendências sobre o mercado imobiliário
A decoração é extremamente importante para todos os ambientes, pode definir a essência do cômodo que irá ser decorado, ou seja, os elementos que você insere no ambiente podem determinar a finalidade do local, se ele será mais intimista ou compartilhado, se terá a finalidade de trabalho, lazer ou alimentação.
Sendo assim, entender que existem diversos tipos de decoração é importante para conhecer a composição de cada uma delas, dessa forma você consegue descobrir o que te agrada. Existem tipos de decoração como a clássica, a retrô, rústica, moderna, oriental e várias outras. Incorporar a decoração em um ambiente pode acabar sendo um desafio se você não entender o básico do assunto. Hoje vamos falar um pouco sobre a decoração clássica.
A decoração clássica contém elementos como a delicadeza, a consistência, e o bom gosto. Quem gosta do estilo clássico certamente procura explorar a sofisticação e a elegância do lar. Além disso, ela contém uma atmosfera luxuosa e sofisticada. Sendo assim, é extremamente importante entender os elementos de composição desse estilo de decoração.
História e composição do estilo de decoração clássico
O estilo de decoração Clássico surgiu na antiguidade, na Grécia e Roma antiga, e com o passar dos anos incorporou elementos modernos e contemporâneos. Ganhou seu ápice durante os períodos Barroco e o Rococó, atravessou décadas, e com o passar dos anos ficou cada vez mais conhecida, mesmo sofrendo algumas alterações, não perdeu seu charme.
Esse estilo de decoração tem detalhes requintados, elegantes e essas são as principais características desse tipo de decoração. Para aplicar esse estilo você pode utilizar elementos como: móveis e objetos, sempre em cores neutras que trazem um ar de riqueza.
O espaço onde você irá decorar precisa ser amplo e com pé-direito alto, ou seja, a distância entre o piso e o teto deve ser alta, para que a estrutura do ambiente se conecte com a decoração.
Alguns objetos antigos podem ajudar a compor a decoração clássica como, por exemplo, espelhos, molduras, cristais e arranjos de flores. E os móveis indicados para compor esse tipo de decoração devem ter um design mais antigo, e as cores devem ser: mogno, nogueira, palissandro entre outros.
Regras indispensáveis para aplicar essa decoração
Existem alguns elementos obrigatórios para aplicar o estilo clássico. Esses não podem faltar, acompanhe quais são:
- Mármore e madeira: Você pode incorporar o mármore na pia da cozinha, por exemplo. E uma mesa de madeira no centro da sala, o que acha? Com certeza trará uma elegância ao ambiente. O mesmo vale para o banheiro da sua casa.
- Paredes: muitas vezes nos preocupamos com os móveis e objetos do ambiente e nos esquecemos de nos preocupar com as paredes. Elas precisam ter tons neutros e claros, de forma que destaquem os quadros e espelhos.
- Janelas: tem um papel importante na iluminação do ambiente. Nesse estilo de decoração as janelas devem ser grandes, amplas e altas, com bastante iluminação. Você também pode incorporar cortinas em um tom claro para agregar charme ao ambiente.
- Móveis de época: encontre móveis antigos, retrô, que podem dar um ar de requinte ao cômodo. Armários e mesas dessa época podem contribuir muito para a sua decoração.
Agora que você já sabe um pouco sobre o estilo de decoração clássico, basta aplicá-lo na sua casa. Não tem dificuldade e a criatividade sempre acaba fluindo no momento de realizar a decoração. Nada é mais satisfatório do que deixar o seu lar com o seu toque especial.
E então, gostou do conteúdo? Deixe um comentário no final deste artigo contando para gente a sua opinião. Compartilhe com os amigos sobre este assunto, e seja bem-vindo para conferir mais novidades em nosso site!