Blog da JDG
Notícias, dicas e tendências sobre o mercado imobiliário
Apesar da ansiedade de querer ver tudo pronto logo, o processo de decidir os acabamentos e decoração do seu apê novo ou da reforma é muito prazeroso. Afinal, é a escolha daquilo que fará parte da sua vida, rotina e lar. Um dos cômodos que mais se tem decisões para tomar é a cozinha, afinal, temos a escolha dos armários, bancada, torneira, piso, decoração, eletrodomésticos, cores e por aí vai.
Com diversas opções de materiais e cores no mercado, escolher a bancada da cozinha se tornou uma missão difícil de decidir. Neste post te mostraremos os principais tipos de materiais, suas características, vantagens e desvantagens. Depois disso, ficará mais fácil escolher qual opção se encaixa melhor com o que você está procurando.
A bancada de cozinha é um item bastante utilizado no dia a dia, por isso, merece uma atenção especial para não errar na escolha. Além disso, ela compõe a decoração do ambiente e por isso também deve se escolhida de acordo com o que você está pensando para o espaço. Ou seja, precisa combinar com o restante dos móveis e itens do ambiente.
Primeiro, precisamos lembrar que existem dois tipos de materiais para a bancada, os naturais e os sintéticos, cada um com suas características, vantagens e desvantagens. Por isso, ao saber de todas elas, você conseguirá saber o que faz mais sentido para você. Agora, confira os materiais mais utilizados.
Granito
Tendências vêm e vão e ele continua firme e forte na primeira posição, quando o assunto é escolher material para bancada de cozinha. O granito é uma das pedras mais utilizadas para a bancada por conta de suas características e benefícios.
O granito é uma peça natural. Dentre suas características estão ser mais pigmentado, barato e resistente, por ser menos poroso. Por conta disso, é o material mais utilizado nas bancadas, pois além de ter um valor vantajoso, ter várias opções de estilos e cores, é também é duradouro. Sendo assim, podemos perceber que o granito possui um excelente custo-benefício.
Mármore
O mármore também é uma pedra natural, porém mais nobre que o granito. Ela tem um visual mais homogêneo, o que pode fazer com que o visual do ambiente fique mais harmônico.
Apesar de muito bonito, as desvantagens do mármore é que é uma pedra cara e bastante permeável, além de riscar facilmente. Por isso, não é muito indicado para usar na bancada da cozinha por ter contato direto com a água.
Quartzo
É uma pedra sintética e que está muito em alta. Ele possui diversas vantagens. Além de ser muito bonito e possuir uma infinita opção de cores e modelos, o material é bastante resistente a manchas, não possui porosidade e dura muito. Por conta de sua variedade, é possível compor diversos tipos de decoração.
A sua desvantagem é o custo mais elevado do que o granito comum, por exemplo. Além disso, ele não é muito resistente a altas temperaturas e variações extremas. Por exemplo, ele está em uma temperatura ambiente e você coloca uma panela muito quente em cima, ele tem grandes chances de manchar com o calor. Por isso, o ideal é colocar um apoio para a panela e evitar esse choque de temperatura na peça.
Corian
O Corian é uma massa totalmente moldável e que proporciona diversas possibilidades. Além disso, é um material que não mancha e que possui alta durabilidade, inclusive permite que você faça alterações na peça.
Como acontece com outros materiais, o Corian não amarela, não mancha com calor, produtos, entre outros. A sua desvantagem é o valor elevado, podendo ser até 10 vezes mais caro do que o granito, por exemplo.
Porcelanato
O porcelanato é outro material que vem se popularizando cada vez mais e ganhando o coração dos arquitetos e seus clientes. Além de também ser encontrado em diversas cores e modelos.
O material é altamente resistente a panelas quentes e outros tipos de produtos que poderiam causar manchas. Se comparado a outros materiais, a peça é barata e por isso possui um excelente custo-benefício. É importante contratar uma mão de obra qualificada para que o acabamento fique bom. Por isso, não economize nessa etapa.
Agora que você já sabe um pouco sobre as características, vantagens e desvantagens de cada material, analise cada ponto para descobrir o que é melhor para você e seu estilo de vida. Não deixe de conferir os outros artigos aqui do blog.