Blog da JDG
Notícias, dicas e tendências sobre o mercado imobiliário
No post de hoje, vamos falar um pouco sobre a amortização e suas vantagens, um assunto que pode ser importantíssimo para você que tem um financiamento.
A amortização do financiamento imobiliário é uma maneira de quitar o seu imóvel em um prazo muito mais curto, e também de pagar menos juros. Vamos te explicar o porquê.
Primeiro, você precisa saber que existem dois meios de calcular o seu financiamento. A maneira mais comum é a tabela SAC (Sistema de Amortização Constante). Com ela, o valor das parcelas vão diminuindo de acordo com o pagamento da dívida.
Nesse sistema, a amortização é automática e constante. Você sempre está abatendo o mesmo valor da dívida total, mas o valor das parcelas vai diminuindo. O motivo dessa redução é a diminuição dos juros.
O segundo meio é o método Price. Nele, você tem amortização com parcelas fixas. Elas são mais altas do que as do método anterior. Com o Price, os juros são calculados antecipadamente e distribuídos igualmente nas parcelas.
Como amortizar o meu financiamento
Já falamos sobre a amortização comum que é realizada sempre que você faz o pagamento da parcela. Agora, você vai aprender como fazer a antecipação.
O que vamos falar aqui é sobre aquela amortização que você faz além dos pagamentos já regulares. É uma antecipação das parcelas. Com isso, você consegue quitar o seu imóvel em menos tempo.
Vantagens da amortização
Ao escolher amortizar um financiamento, você conta com diversas e grandes vantagens. Vamos falar sobre algumas delas?
-
Você reduz o saldo devedor
Usar aquela grana extra que entra para amortizar a sua dívida, dessa forma fará você diminuí-la de maneira muito mais rápida.
-
Diminui os juros
A amortização é feita sobre o valor total do imóvel, sem os juros. Ou seja, quanto mais você antecipa, menos juros você paga e mais rápido você quita o seu imóvel.
-
Reduz o tempo de quitação
Como falamos anteriormente, quando você amortiza, você está diminuindo o tempo do seu financiamento e mais rápido se livra da dívida.
A dica da JDG construtora é que você se organize para ir amortizando as suas parcelas sempre que possível. Para isso, você precisa fazer uma organização financeira e ir reservando um dinheiro para a amortização.
Geralmente, muitas pessoas usam aquele dinheiro extra que entra para aplicar no financiamento e fazer a amortização. Um exemplo disso é o décimo terceiro salário, para quem trabalha de carteira assinada. Para amortizar, geralmente você pode fazer pelo próprio aplicativo do banco ou Internet Banking. Outra opção é ir até a agência e fazer diretamente por lá.
Quando você tira de algo supérfluo e que não faria tanta falta, você está fazendo um ótimo investimento. Como a amortização abate diretamente no valor do imóvel, isso significa que você irá pagar menos juros. Ou seja: quanto mais você amortiza, menos juros você paga e mais rápido você quita a dívida, pois com ela você está diminuindo o valor total do saldo devedor.
Devo amortizar o saldo devedor ou as parcelas?
Na hora de escolher amortizar a dívida, além da parcela que você já paga mensalmente, você tem a opção de amortizar do saldo devedor ou amortizar as parcelas.
Como você já sabe, com o programa Casa Verde e Amarela do Governo Federal, financiado pela Caixa Econômica Federal, o valor das parcelas diminuem na medida que você as paga.
Quando você escolhe amortizar do saldo devedor, o prazo do financiamento é diminuído porque você está amortizando diretamente da dívida.
Já no valor das parcelas, a vantagem é que os valores mensais pagos serão reduzidos já que o valor da dívida é decrescente.
Na hora de escolher, você deve levar em consideração o que funciona melhor para você: quitar o financiamento o quanto antes ou pagar parcelas menores mensalmente.
Se você está pensando em comprar um apartamento através do programa Casa Verde e Amarela e contar com diversos benefícios, como: valor justo, excelente localização, imóvel moderno e condomínio com opções de lazer completas, conheça o Moderní Tatuapé, o novo empreendimento da JDG Construtora.