Blog da JDG
Notícias, dicas e tendências sobre o mercado imobiliário
Comprar o primeiro imóvel é um sonho de muitas pessoas. Além de garantir a privacidade e o seu próprio cantinho, é um marco de independência. Por isso que tanta gente almeja esse momento. Mas, é preciso seguir algumas dicas de quem já passou por essa fase, para não cometer nenhum erro. E a JDG está aqui para te ajudar com esse post. Vamos lá?
A compra de um imóvel é um passo muito importante e muitas questões devem ser analisadas. É preciso estar bem informado e preparado para tudo que pode surgir pelo caminho. Desde problemas com atraso de obras quanto reparos em imóveis comprados prontos. Confira as 6 dicas que selecionamos para você não cometer erros!
Definição de orçamento
O primeiro passo para quem quer conquistar o sonho de ter um imóvel é definir qual o orçamento para a aquisição. E, vale ressaltar que nesse momento não só a compra deve ser avaliada. Mas, questões como taxas, impostos, possíveis problemas com reformas e até mesmo o valor de compra.
A princípio pode parecer algo simples, mas muita gente acaba se complicando por não analisar todos esses passos. Outro ponto fundamental é ter, pelo menos, uma reserva de emergência para intercorrências. Não comprometa mais de 30% da sua renda mensal. Dessa forma você consegue pagar as parcelas, sem abrir mão de sua qualidade de vida e sem enfrentar grandes crises.
Pesquisa de mercado
Entender sobre o que está rolando no mercado também é muito importante. Por exemplo, se você pretende mudar de uma região para outra, deve avaliar os novos custos. Será que o padrão de vida vai aumentar? Se não possui carro, como serão seus gastos para resolver os problemas do dia a dia? E a escola, academia, bancos e tudo mais que você precisa?
O imóvel pode sofrer valorização ou desvalorização? Qual a importância da infraestrutura para você? Bater um papo com os moradores da localidade, saber detalhes da nova região serão pontos importantíssimos para você fechar o negócio.
Opções de financiamento imobiliário
Depois de ter passado pelas etapas anteriores, é preciso começar a pesquisar as formas de pagamento. Como você quer realizar a compra do imóvel, através de financiamento ou à vista? É importante analisar todos esses detalhes para não perder dinheiro. Além disso, hoje em dia, existe a opção de utilizar o seu FGTS para dar entrada na papelada.
Leia sobre as taxas de juros, prazos de pagamento, quais as condições são oferecidas por bancos diferentes. Se puder, contrate o serviço de um consultor financeiro para ter um aconselhamento personalizado para o seu caso. Dessa forma, você evitará muita dor de cabeça e gastos desnecessários.
Burocracia e documentação
Uma das partes mais problemáticas e que podem causar dores de cabeça, são as burocracias com a documentação. Sendo assim, a melhor forma de evitar é ler todo o contrato com muita atenção e separar todos os documentos necessários, como comprovantes de renda, extratos bancários e os documentos de identificação são alguns dos documentos essenciais.
A melhor maneira de não demorar nessa etapa é preparar toda essa papelada com antecedência. Converse com os responsáveis pela venda do imóvel para evitar gastar dinheiro sem necessidade. Muitas vezes, os novos proprietários precisam ir ao cartório mais de uma vez para agilizar tudo. Não deixe de anotar tudo que será fundamental nesse processo.
Avaliação do imóvel
Antes de fechar o negócio e dar continuidade nos trâmites, faça uma avaliação criteriosa do imóvel. Se possível, contrate o serviço de um terceiro para te ajudar nessa etapa. Busque fazer análises da estrutura, instalações elétricas e hidráulicas. Esses pontos acabam muitas vezes causando dores de cabeça, principalmente se precisarem de reparos.
Planejamento do futuro
Mais do que reservar o dinheiro para comprar o seu imóvel é pensar a longo prazo. Avaliar as suas condições futuras e se realmente deseja investir naquela localidade, também são fundamentais.
É preciso pensar na família, na carreira, em suas metas e avaliar se deseja permanecer no imóvel por muito tempo. Na hora de fechar um negócio, você deve avaliar, se em caso de mudanças repentinas, se é possível vendê-lo rapidamente.
Bônus: a escolha da construtora correta
Escolher a construtora correta é sinal de que o seu negócio vai ser muito bem sucedido. Por isso, a JDG está aqui para facilitar o seu sonho e torná-lo realidade.
Esperamos que tenha entendido quais os principais passos que devem ser seguidos na hora de comprar seu primeiro imóvel. Passos importantes devem ser acompanhados de empresas competentes!