Blog da JDG

Notícias, dicas e tendências sobre o mercado imobiliário

Dicas de planejamento para decorar o seu apê

31/01/2023

A compra do primeiro apê passa por diversas etapas. A primeira delas, é a decisão da compra. Depois disso, você começa a organização e o planejamento financeiro para conseguir realizar essa grande etapa em sua vida. Enquanto isso, inicia-se o momento da pesquisa pelo imóvel ideal, aquele que irá te atender em relação ao valor que você pretende investir e também que atenderá todas as necessidades da sua família.

Depois de tudo isso e de ter finalmente encontrado o apê certo para você, chegou a hora de decorar o seu apê. É um momento que além de muito prazeroso deve receber uma atenção especial. Afinal, ela fará com que você se sinta bem e confortável na sua casa, deixando-a com cara de lar.

Porém, é normal que esse processo não seja feito todo de uma vez, caso você ainda não tenha um valor reservado para isso. Mas não se preocupe, com planejamento e organização, você consegue decorar aos poucos e, em pouco tempo, deixar o seu lar do jeito que sempre sonhou. Para que isso aconteça mais rápido e de forma mais eficaz, vamos te dar algumas dicas.

 

Saiba por onde começar a decorar o seu apê

Seja qual for a situação, essa pergunta costuma ser muito frequente em vários momentos da vida, e com a decoração do apartamento não seria diferente. Afinal, você irá começar tudo do zero e são muitos detalhes, etapas e cômodos. Separamos algumas dicas que te ajudarão a se organizar melhor para esse momento. Vamos lá?

1. Planeje-se

A primeira coisa a se fazer é começar um plano, traçar metas a serem cumpridas. Assim, fica mais fácil focar e se organizar. Quando você não planeja, a chance de concluir o que precisa fica muito menor. Por isso, antes de qualquer coisa, tenha o seu caderno de anotações ou faça uma planilha no Excel.

Nesta etapa, você deve anotar os prazos de entrega. Alguns itens, você conseguirá comprar na hora, outros poderão ser encomendas e alguns você poderá comprar online e receberá no prazo determinado pela loja. Por isso, anote todos os prazos na sua planilha. Por exemplo, caso você decida fazer móveis planejados, você irá receber o serviço em aproximadamente 90 dias.

 2. Defina um orçamento

Antes de qualquer coisa, você precisa definir um orçamento para a decoração do seu apê. Desta forma, você consegue se planejar melhor para alcançar essa meta. Você pode já ter um valor destinado para a decoração ou até mesmo definir uma quantia mensal que você irá retirar para isso.

3.  Etapa para contratar um arquiteto e designer de interiores

Caso você opte por contratar um profissional para te ajudar na decoração, esse processo ficará muito mais fácil para você. Além de entender as suas necessidades, gostos pessoais e buscar a melhor maneira de deixar o apê do jeito que você quer, ele poderá te ajudar também nas etapas de planejamento, orçamento, entre outros.

4. Escolha do estilo de decoração

Com ou sem a ajuda de um arquiteto, você precisa definir qual será o estilo de decoração do seu apê. As possibilidades são infinitas, o que é ótimo, mas também traz muitas dúvidas e pode fazer com que você se perca.

Por isso, pesquise referências. Um site muito bom para fazer isso é o Pinterest, ou o próprio Instagram. Aqui no blog nós temos artigos que falam sobre alguns tipos de decoração. Vale a pena conferir. Você pode optar por estilos diferentes em ambientes diferentes e até mesmo mesclar dois estilos em um mesmo ambiente, só se certifique de que neste último caso, o espaço ficará harmônico e as decorações “conversarão entre si”.

5. Comece pelas peças maiores

Após ter em mente o estilo de decoração e o que você quer para cada cômodo, chegou a hora de começar pelo mais importante, os móveis, eletrodomésticos e eletrônicos. Se você optar por móveis planejados, faça pesquisas em locais de confiança e pelo menos três orçamentos.

Tenha em mente o que quer, dessa forma fica mais fácil para o profissional chegar em um resultado final que te agrade. Nesta etapa, você já tem que ter em mente o seu estilo de decoração, modelos de móveis que te agradam, cores, entre outros.

6. Escolha das peças decorativas

Agora, você começará a pensar nas peças decorativas, que são as menores, aquelas que darão um toque especial ao ambiente, charme e aconchego, como quadros, almofadas, tapetes, plantas, cortinas, entre outros.

Para isso, observe as paletas de cores do seu ambiente, aquelas que são predominantes e use pontos de cores nesses objetos, aquelas que irão combinar com a sua paleta. Se você não puder decorar tudo de uma só vez, defina quais serão os primeiros cômodos a serem decorados. Você pode definir isso de várias formas, como: preferência pessoal ou iniciar pelo que for mais fácil.

 

Com essas dicas, temos certeza de que essa etapa de decoração ficará muito mais simples para você. Quanto melhor você conseguir organizar cada uma dessas etapas, mais rápido você conseguirá concluir a sua decoração e mais assertiva ela será. Agora, se você gostou dessas dicas, não se esqueça de conferir os outros artigos aqui do blog.

Fale pelo Whatsapp
Ligamos para você
Fale com um Corretor
Envie um e-mail